quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carlos Alberto Júlio, um mestre

Na edição de maio de 2008 da revista Você SA, existe um artigo sublime escrito por Carlos Alberto Júlio, Presidente da Tecnisa e membro do Conselho de Administração da HSM do Brasil e da Camil Alimentos.
Só o título de seu artigo já dá o tom de quem sabe o que diz e faz; " MANDO, LOGO DESAPAREÇO".
É certo que Carlos Alberto estava se referindo a grandes empresas, direcionando seu texto a Presidentes. Mas sem dúvida aplica-se também a pequenas e médias.
A seguir alguns belíssimos, inteligentes e atuais conceitos abordados por ele ( aos proprietários de PMEs é saudável trocar o termo Presidente por Proprietário ) :
"Antes o Presidente mandava fazer o que achava que devia ser feito. Agora seu papel é o de alinhar os objetivos da empresa com os da equipe."
"O Presidente não detém mais o poder de mando. Os tempos são outros. Se quiser resultados, deve discutir com a equipe o que deve ser feito." (Isto é respeito. Relação de troca.)
"Julgar-se poderoso leva à arrogância, que quando não cega, mata."
"Pensar que manda por estar Presidente é um atalho para o fracasso."
"É preciso substituir o mandar pelo conquistar, o determinar pelo pedir."
" Em vez de esperar servir o café na sua sala, é mais fácil pegá-lo na máquina da empresa e passear pelos departamentos, conversando e sentindo como as pessoas estão trabalhando."
" O Presidente de hoje é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas. O Presidente é, em primeira instância, o responsável pela entraga dos resultados. Portanto, se quiser ter sucesso, não mande, comande. Esteja junto, para ter a equipe sempre junto com você."
Simplesmente magnífico.
Nosso país precisa de mais pessoas como Carlos Alberto Júlio.
Resultado, bom atendimento, boa imagem da empresa, satisfação dos clientes. Tudo isso vem pelas mãos, atitudes e coração dos colaboradores.
Carlos Alberto, o editor deste Blog estava olhando para este seu artigo há mais de um ano. Hoje chegou o dia de comentá-lo, ou melhor; levá-lo a quem ainda teima em morar nas cavernas.
É de bom tom dizer que estou de acordo com Carlos Alberto, mas respeito que dele discorda, afinal de contas, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

Nenhum comentário:

Postar um comentário